Equipes de resgate lutam contra a fumaça e o calor para tentar resgatar 31 mineiros retidos há quase um dia por um incêndio dentro de uma mina de ouro no leste da Sibéria, onde já é sexta-feira.
Os operários trabalharam noite adentro para tentar debelar as chamas e trazer os homens para a superfície por meio de túneis. Uma equipe de 18 pessoas foi obrigada a voltar à superfície por causa da fumaça e da temperatura elevada, segundo a agência Interfax.
O incêndio começou às 14h15 (1h15 em Brasília) por causa de uma solda que estava sendo usada na galeria central do garimpo subterrâneo de Darasun, propriedade da empresa Highland Gold. A mina fica na remota província de Chita, na fronteira com a China.
Havia 64 mineiros no subsolo quando o fogo começou, e alguns conseguiram fugir agachados por um túnel. Não se sabe como estão os 31 mineiros ainda presos, pois não há comunicação com eles.
"A operação de resgate continua", disse à Reuters um funcionário do Ministério das Emergências em Chita, 5.000 quilômetros a leste de Moscou.
Esse funcionário disse que o incêndio, que começou a uma profundidade de 85 a 135 metros, foi isolado, mas não debelado.
Equipes de resgate estão sendo levadas de cidades vizinhas para ajudarem na escavação de um túnel horizontal, ligado a um segundo túnel vertical, a cinco quilômetros do incêndio, por meio dos quais os mineiros poderão ser resgatados.
A agência ambiental russa disse que vai investigar todas as atividades de Highland Gold, inclusive em outras regiões.
A mina de Darasun, o menor dos dois garimpos principais da Highland na Rússia, produziu 333,4 quilos de ouro no primeiro semestre, cerca de 13 por cento da produção total da empresa.