Exatamente um ano depois da devastadora passagem do furacão Katrina, os moradores do sul dos Estados Unidos suspiram aliviados nesta terça-feira, no momento em que o Ernesto se aproxima da Flórida (sudeste) como uma fraca tormenta tropical.
Após sua passagem por Cuba, a tormenta se aproximou do sul da Flórida, devendo chegar ao território nesta terça-feira à noite ou na quarta de manhã.
Contrariando as expectativas, Ernesto não se fortaleceu ao deixar a costa cubana, e seus ventos máximos chegavam a apenas 72 km/h, às 21h GMT (18h de Brasília).
O rumo mais provável do Ernesto será pelos Keys da Flórida, chegando à costa do pantanoso sudoeste de Miami, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês), com sede nesta cidade.
Depois, a tormenta deve atravessar o sul da Flórida, saindo novamente ao mar para voltar a tocar a terra na Carolina do Sul, possivelmente como furacão.
No domingo passado, Ernesto se transformou no primeiro furacão no Atlântico este ano, para então perder força na segunda-feira, enquanto passava pelas áreas montanhosas de Cuba.
Inicialmente, os especialistas temiam que Ernesto alcançasse a Flórida com a mesma intensidade que o furacão Katrina, que destruiu boa parte de Nova Orleans e outras áreas da costa americana do Golfo do México, deixando mais de 1.500 mortos.
Este temor levou o governador da Flórida, Jeb Bush, a declarar estado de emergência e determinar que os turistas deixassem os Keys do estado.
As autoridades insistiram que os moradores devem levar muito a sério os alertas meteorológicos, considerando ainda a imprevisibilidade destes fenômenos climáticos.
As escolas de algumas regiões fecharam, e os postos de gasolina ficaram sem combustível, já que a população correu para encher os tanques.
Os portos de Miami e de outras áreas do sul da Flórida também fecharam hoje e muitos vôos foram cancelados.
As ilhas Bahamas (noroeste) também acompanham de perto a evolução da tormenta.
Às 21h GMT (18h de Brasília), a tormenta tropical Ernesto se encontrava 165 km ao sul de Miami.
A imprensa haitiana informou que a tormenta matou uma pessoa durante sua passagem sobre a ilha caribenha no domingo.