O ministro do Interior da Espanha, Alfredo Pérez Rubalcaba, declarou hoje que recentes operações policiais contra o grupo separatista basco ETA evitaram um "atentado iminente". Rubalcaba disse que o grupo pretendia realizar um ataque ontem ou hoje, coincidindo com um debate sobre o Estado da Nação. O suposto alvo do ataque ainda é desconhecido para a polícia, prosseguiu.
O ataque foi frustrado quando autoridades interceptaram na França uma perua carregada de explosivos. Segundo informações da polícia francesa, no automóvel foram encontrados 140kg de material para explosivos. Três pessoas foram detidas. Em 21 de junho, a polícia da Espanha encontrou um veículo com registro português repleto de explosivos no primeiro incidente do tipo desde que o ETA anunciou no começo de junho o fim de uma trégua que mantinha há mais de um ano. Na ocasião, o grupo separatista prometeu uma campanha "em todas as frentes".
A trégua foi efetivamente quebrada por um ataque a bomba no aeroporto de Madri em que duas pessoas morreram. O governo socialista espanhol tentou manter negociações de paz com o ETA no ano passado, mas cancelou as conversas após o ataque a bomba no aeroporto. Mais de 800 pessoas em quatro décadas de luta do ETA pela independência da região basca no nordeste da Espanha e no sudoeste da França.