Os espanhóis votavam neste domingo em eleições municipais e regionais que constituem um teste para o chefe do governo socialista e para a direita, a dez meses das legislativas de março de 2008. As eleições foram marcadas por um aumento do nível de abstenção, que poderia favorecer os conservadores.
O dia também foi marcado por protestos separatistas no País Basco. A maioria das listas próximas ao Batasuna, o braço político do ETA, foram interditadas. O intenso envolvimento pessoal do chefe de governo socialista José Luis Rodriguez Zapatero e de seu adversário de direita, o presidente do Partido Popular (PP) Mariano Rajoy, durante a campanha, transformaram estas eleições locais em "ensaio" geral para as legislativas de 2008.
Duas horas antes do fechamento dos colégios eleitorais, o nível de participação estava em baixa de cerca de 3% em relação às precedentes eleições locais de 2003. Às 18H00 (16H00 GMT), a participação estava em 51,56%, contra 54,30% em 2003 no mesmo horário, segundo o site do ministério.
Se esta tendência se confirmar até o fechamento dos centros de votação, a direita poderá sair vencedora, já que seu eleitorado é tradicionalmente mais mobilizado que o da esquerda na Espanha. No total, 35,2 milhões de espanhóis foram convocados às urnas neste domingo para eleger os prefeitos e vereadores de 8.111 municípios do país.
Paralelamente, quase 19 milhões de eleitores renovam os parlamentos regionais de 13 das 17 comunidades autônomas espanhola, ou seja, todas as regiões com exceção do País Basco, da Catalunha, da Galícia e da Andaluzia.
A manhã deste domingo foi marcada no País Basco e em Navarra (regiões reivindicadas pelos separatistas bascos) por vários protestos organizados pelos militantes do ANV, um partido próximo ao Batasuna.
Os colégios eleitoras vão fechar suas portas às 20H00 (18H00 GMT), e os resultados das primeiras pesquisas serão anunciados logo em seguida. Os primeiros resultados oficiais parciais serão divulgados pelo governo a partir das 22H00 (20H00 GMT).