O ex-candidato à Presidência haitiana e o ex-líder rebelde Guy Philippe foi preso hoje pela Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA, na sigla em inglês) durante uma operação realizada por terra e ar em Bergeau, sul do Haiti, segundo a emissora "Radio Metropole".
Philippe, ex-chefe de Polícia de Cap-Haïtien, foi preso junto com outras pessoas e levado para os EUA, acrescentou a fonte.
Segundo as primeiras informações sobre a operação, Philippe não estava no local no momento da ação, o que foi desmentido pela informação mais recente divulgada pela emissora.
Não foi confirmado se foi uma operação policial ou se teve a participação de tropas da ONU. No entanto, a Missão de Estabilização das Nações Unidas para o Haiti (Minustah) já negou participação na ação, que contou com grande número de homens armados.
Por enquanto, a Polícia não deu detalhes mas anunciou que divulgará um relatório "mais tarde".
Uma fonte da embaixada dos EUA em Porto Príncipe ouvida pela Efe disse que a representação pode dar informações sobre o assunto "em breve".
Guy Philippe foi um dos líderes rebeldes que combateu ao então presidente haitiano, Jean-Bertrand Aristide, em fevereiro de 2004 até derrubá-lo.