Uma explosão provocada por gás matou pelo menos oito mineiros e deixou cerca de outros 15 presos no interior de uma mina de carvão no sul da Polônia na terça-feira, informaram autoridades.
Uma grande equipe de resgate estava a caminho da cidade de Ruda Slaska, a cerca de 300 quilômetros a sudoeste da capital Varsóvia.
Um porta-voz da estatal Companhia Polonesa de Carvão disse que era impossível dizer se as equipes de resgate conseguirão chegar aos homens que ficaram presos na mina após uma grande explosão, provavelmente causada por gás metano por volta das 13h30 (horário de Brasília).
"Quatro corpos já foram recuperados e temos pelo menos outros quatro para tirar dos escombros", disse à Reuters o porta-voz Zbigniew Madej.
"Tememos pelo pior para os outros", acrescentou.
Autoridades disseram que todos os mineiros têm equipamentos pessoais de respiração e foram treinados para lidar com acidentes, mas ainda assim, não estava claro quanto tempo eles podem aguentar sem ajuda exterior.
Ele disse que a temperatura no interior da mina era de cerca de 40 graus Celsius.
"As condições lá embaixo são extremas", disse Madej. "É o inferno."
Um porta-voz do governo polonês disse que o primeiro-ministro Jaroslaw Kaczynski voou para o local da mina para observar os trabalhos de resgate.