Uma explosão de gás metano no interior de uma mina de carvão no sul da Sibéria provocou a morte de pelo menos 35 pessoas e feriu sete, informaram equipes de emergência hoje. Minutos depois da explosão, 179 mineiros conseguiram retornar em segurança à superfície, entre eles os sete feridos, disse Natalia Lukash, uma porta-voz do Ministério de Situações Emergenciais da Rússia.
As equipes de resgate ainda procuram por três mineiros desaparecidos na mina de Yubileinaya, em Novokuznetsk, mais de 3.000 quilômetros ao leste de Moscou, prosseguiu a porta-voz. Irina Andrianova, outra funcionária do Ministério de Situações Emergenciais, disse que 217 pessoas trabalhavam no interior da mina no momento da explosão.
Em março, uma explosão ocorrida em uma outra mina na mesma região resultou na morte de 110 pessoas. Trata-se do mais mortífero acidente em minas russas em mais de 60 anos. A mineração da carvão, uma atividade já arriscada, tornou-se mais perigosa na Rússia a partir de 1991, quando o governo reduziu drasticamente os subsídios depois da extinção da União Soviética.