BOSTON, EEUU, EUA, 26 Ago 2009 (AFP) - Edward 'Ted' Kennedy, falecido na noite de terça-feira, 25, aos 77 anos era um dos nove filhos do banqueiro americano Joe Kennedy e de Rose Fitzgerald, um clã rico, católico e democrata de origem irlandesa, cujos dois membros mais famosos, o presidente “JFK” e seu irmão Bob foram assassinados nos anos 1960. A única que permanece viva é uma das filhas, Jean.
Edward (1932-2009) "Ted” era senador por Massachusetts, o berço da
família, desde 1962. O mais novo do clã tinha 77 anos e sofria de
câncer no cérebro, diagnosticado em maio de 2008. Vítima de um
mal-estar, sofreu um desmaio em 20 de janeiro passado durante a posse
do presidente Barack Obama.
Em 1969, o denominado incidente de
Chappaquiddick praticamente acabou com suas aspirações presidenciais: o
veículo que dirigia caiu na água, ele conseguiu sair do carro, mas sua
secretária morreu afogada. Em 1980 tentou a candidatura democrata, mas
perdeu para o então presidente Jimmy Carter.
A família - Joseph (1915-1944), falecido em um acidente no comando de um bombardeiro B-24 na Inglaterra durante a Segunda Guerra Mundial. John Fitzgerald Kennedy (1917-1963), presidente dos Estados Unidos (1961-1963), também conhecido como “JFK” ou “Jack”, assassinado em Dallas no dia 22 de novembro de 1963. Seu filho John-John faleceu em um acidente de avião em 1999.
A filha Carolina, 51 anos, desistiu no início do ano de concorrer a uma vaga ao Senado por Nova York. Rose Marie ("Rosemary") (1918-2005), nascida com um leve retardo mental, foi submetida aos 23 anos a uma lobotomia que a tornou completamente incapacitada, a ponto de ter vivido internada. Kathleen (1920-1948) provocou um escândalo familiar ao se casar com um protestante, o herdeiro do duque de Devonshire.
Após a morte do marido, em combate durante a Segunda Guerra Mundial, “Kick” faleceu poucos anos mais tarde na França em um acidente de avião ao lado do amante. Eunice (1921-2009) co-fundadora em 1968 dos Jogos Olímpicos Especiais reservados aos deficientes. Faleceu em 11 de agosto, assim como Ted, em uma terça-feira. Sua filha Maria Shriver é casada com o ator austríaco Arnold Schwarzenegger, atual governador republicano da Califórnia.
Patricia (1924-2006), casada com o ator britânico Peter Lawford, amigo de Frank Sinatra, do qual se divorciou em 1966. Robert (1925-1968) Secretário de Justiça na administração do irmão, “Bob” foi assassinado em junho de 1968, menos de cinco anos depois de JFK, quando era candidato à indicação democrata para concorrer à Casa Branca.
Jean (nascida em 1928), embaixadora na Irlanda (1993-98), hoje tem 81 anos.