O Comitê Central do Fatah decidiu hoje romper todas as formas de contato com o Hamas, anunciou um participante de um encontro entre os integrantes do grupo responsável pelas decisões políticas da facção. Por sua vez, em Gaza, líderes do Hamas sugeriram a realização de um "diálogo nacional", mas a oferta foi imediatamente rejeitada pelo Fatah.
"O Comitê Central do Fatah decidiu hoje não manter mais nenhuma espécie de contato, diálogo ou encontros com o Hamas enquanto persistir o golpe militar em Gaza e enquanto a situação não voltar ao normal", disse Azzam al-Ahed, um integrante do Fatah que participou do encontro realizado em Ramallah, na Cisjordânia. "O Fatah não manterá nenhuma forma de contato com o Hamas", prosseguiu.
A decisão vem à tona dias depois de o Hamas ter consolidado seu poder em Gaza após uma ofensiva contra serviços de segurança leais ao Fatah no território palestino litorâneo. Com o controle do Hamas sobre Gaza, os territórios palestinos acabaram divididos entre dois governos rivais. No último fim de semana, o Fatah instalou na Cisjordânia um governo apoiado pelo Ocidente. Em Gaza, prevalece o grupo islâmico Hamas.