O governo francês prendeu hoje, no sul do país, três pessoas suspeitas de fazer parte do grupo separatista basco ETA, entre eles um suspeito de ser o atual líder militar. O Ministério do Interior francês informou que o grupo foi encontrado em Montauriol, cidade que fica na região dos Pirineus Orientais.
Um porta-voz do Ministério de Interior da Espanha informou que um dos suspeitos presos, Jurdan Martitegi Lizaso, é considerado o atual chefe militar do grupo separatista.
Nos últimos meses, inúmeros participantes do ETA vêm sendo presos na França e Espanha. O último a prisão ocorreu em 8 de dezembro, quando Aitzol Iriondo, foi encontrado no sul da França. Apenas três semanas antes o líder Mikel de Garikoitz Aspiazu, conhecido como Txeroki, também havia sido preso na França.
Segundo o governo francês, com esta última prisão já chega a cinco o número de suspeitos de ser militantes do ETA presos no país. O grupo separatista trava violenta luta desde 1960 pela criação de um Estado independente Basco, que ficaria entre o norte da Espanha e o sudoeste da França.