Mais de cem rebeldes islâmicos tomaram controle por poucas horas de uma cidade estratégica no sul da Somália hoje. Os rebeldes realizaram um ataque-surpresa contra a comunidade agrícola de Jowhar, 90 quilômetros ao norte da capital Mogadiscio, e mataram pelo menos sete pessoas, segundo policiais e testemunhas. Os insurgentes, utilizando foguetes e outras armas, superaram os soldados do governo, libertaram um número não divulgado de prisioneiros e deixaram a cidade em seguida.
Segundo Aden Yusuf, um morador de Jowhar, havia "corpos de cinco soldados do governo e dois civis nas ruas". Um porta-voz da administração da região que inclui Jowhar informou que os combatentes islâmicos "tomaram a cidade pela força, porque nossas forças não estavam preparadas para lutar naquele momento".
O ataque de hoje é a mais recente ação dos combatentes ligados ao Conselho das Cortes Islâmicas, um grupo que ocupou Mogadiscio durante seis meses em 2006 até ser rechaçado pelas tropas do governo apoiado pelo Ocidente e por tropas etíopes. No início do mês, o grupo islâmico tomou uma cidade no sul do país e invadiu por um período uma cidade estratégica, na região central da Somália.