O congressista democrata Dennis Kucinich disse hoje que buscará a candidatura de seu partido à Presidência dos Estados Unidos em 2008 porque, segundo sua opinião, os democratas não pressionam o suficiente para que termine a Guerra do Iraque.
Kucinich, membro da ala mais esquerdista do Partido Democrata, aspirou sem sucesso à candidatura de seu partido à Casa Branca em 2004.
O legislador por Ohio disse em comunicado que fará um anúncio oficial sobre suas aspirações presidenciais amanhã, durante um ato na Prefeitura de Cleveland (Ohio), onde foi prefeito na década de 1970.
Kucinich disse que deseja buscar a candidatura presidencial porque não está de acordo com a maneira em que seus colegas democratas responderam à evolução do conflito no Iraque.
Em particular, o legislador criticou que alguns de seus colegas democratas tenham aprovado outra verba de US$ 160 bilhões para financiar as operações militares no país árabe.
Kucinich assinalou que os democratas recuperaram o controle do Congresso no pleito de novembro precisamente pelo descontentamento popular com a Guerra do Iraque e, no entanto, em vez de impulsionar "uma mudança firme e imediata na política e rumo (da guerra), os líderes democratas do Congresso parecem se inclinar a manter os fundos para perpetuar a guerra".