Os chanceleres da União Européia (UE) debatiam hoje meios de melhorar as relações do bloco com a Rússia, mas deparavam-se com as objeções da Lituânia. O governo lituano exige que Moscou primeiro melhore as relações com seus vizinhos imediatos.
O ministro das Relações Exteriores da Lituânia, Petras Vaitiekunas, assegurou que seu governo estava "pronto para um compromisso", mas exigiu que antes a Rússia conserte um oleoduto que leva a uma refinaria lituana e solucione pacificamente os conflitos com a Geórgia e outros ex-repúblicas soviéticas.
A UE tem planos de fechar com a Rússia uma parceria estratégica envolvendo uma ampla gama de questões políticas e econômicas. O governo russo está em busca de investidores e know-how estrangeiros para desenvolver suas reservas de gás e petróleo.
As negociações arrastaram-se pelos últimos dois anos em meio a impasses por causa das repreensões européias com relação à questão dos direitos humanos na Rússia e por causa de uma disputa comercial russa com a Polônia que agora já está resolvida.