O prefeito de Nagasaki foi baleado hoje por um chefe da Yakuza (máfia japonesa) numa estação de trem da cidade e está em condições críticas. O gângster foi preso. O prefeito Iccho Ito, de 61 anos, levou dois tiros nas costas disparados pelo mafioso, que estaria revoltado com danos causados a seu carro por um buraco de uma obra pública, disse o oficial de polícia Rumi Tsujimoto.
Tetsuya Shiroo, um chefe da Yamaguchi-gumi, a maior organização criminosa do Japão, foi preso em flagrante, informou o investigador chefe de Nagasaki, Kazuki Umebayashi. Shiroo estaria irritado com a prefeitura devido a um acidente de trânsito em 2003, quando seu carro foi danificado depois de passar por um buraco numa rua onde estava sendo realizada uma obra pública. Ele tentou conseguir indenização depois que seu seguro recusou-se a cobrir os danos.
Shiroo também teria enviado há pouco tempo cartas à TV Asahi protestando contra recentes escândalos de corrupção envolvendo Ito, integrante do governista Partido Liberal Democrático, que fazia campanha por um quarto mandato. Ito teve uma parada cardíaca, antes de ser submetido a uma cirurgia de emergência, de acordo com um porta-voz do Hospital da Universidade de Nagasaki.