O general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz assumiu nesta quinta-feira o comando da Força Militar da Missão das Nações Unidas pela Estabilização do Haiti (Minustah).
"Não há mudança no mandato da ONU no Haiti. Vamos continuar o trabalho realizado por meu predecessor. Nossa missão e nossas obrigações continuam as mesmas", declarou o general Santos Cruz.
Ele substitui seu compatriota, o general José Elito Carvalho Siqueira, que dirigiu durante um ano as forças militares da ONU compostas de mais de 7.000 soldados procedentes de mais de 20 países.
"O problema do Haiti não é militar, é sobretudo político", frisou o comandante Siqueira, destacando que a missão da ONU é apoiar o governo haitiano e garantir a estabilidade do país.
O general Carvalho Siqueira foi condecorado pelo enviado especial do secretário-geral da ONU Edmond Mulet com uma medalha da organização pelo trabalho realizado no Haiti, país ao qual chegou em janeiro de 2006, garantindo, principalmente, a segurança das eleições locais, legislativas e presidencial.