O presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou hoje Bill Richardson como secretário do Comércio, colocando um segundo ex-rival em seu gabinete. Richardson, de 61 anos, foi embaixador dos Estados Unidos na Organização das Nações Unidas (ONU) e secretário de Energia durante a administração Clinton (1993-2001), além de cumprir hoje seu segundo mandato como governador do Estado do Novo México. Ele disputou a nomeação para a candidatura democrata à presidência dos EUA no começo deste ano. Na segunda, Obama nomeou outro ex-rival nas primárias para o gabinete: a senadora Hillary Rodham Clinton, indicada para a Secretaria de Estado.
Richardson serviu sete mandatos no Congresso dos EUA como representante e participou de várias missões diplomáticas à Coréia do Norte, Sudão, Cuba e Iraque. Obama disse hoje que Richardson é um dos líderes "na diplomacia econômica da América. Durante seus períodos como governador estadual e no Congresso, Bill viu como funciona nossa economia e o que impede que ela funcione melhor". Um dos políticos hispânicos mais importantes dos EUA, Richardson, filho de pai nicaragüense e mãe espanhola, se comprometeu hoje a trabalhar para reativar a economia americana. Ele falou em inglês e espanhol no discurso que fez ao lado de Obama.
Obama ainda considerou a nomeação de outro político hispânico, o representante democrata Xavier Becerra, da Califórnia, para ser o representante comercial dos EUA, chefe do USTR (United States Trade Representative). A informação partiu de dois funcionários do Partido Democrata que falaram sob anonimato.
EquipeO presidente eleito se moveu rápido para formar seu gabinete, com mais da metade dos cargos preenchidos menos de um mês após ter sido eleito o 44º presidente americano em 4 de novembro. Entre os cargos ainda não preenchidos estão: os secretários dos departamentos do Interior, Transportes, Trabalho, Energia, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Educação, Agricultura e Assuntos dos Veteranos Militares. Obama ainda precisa nomear os chefes das agências de inteligência, incluído o dirigente da Agência Central de Inteligência (CIA).
Quando Richardson assumir seu novo cargo em janeiro de 2009, o governo do Novo México ficará com a atual vice-governadora, a democrata Diane Denish. Ela cumprirá o restante do mandato de Richardson até 2010. No Estado vizinho do Arizona, a saída da governadora democrata Janet Napolitano, que ocupará a Secretaria de Segurança Interna, significará, pela lei local, que um republicano ocupará o cargo. Napolitano será substituída pelo secretário de Estado do Arizona, o republicano Jan Brewer.