As petrolíferas retiram os seus funcionários das plataformas no Golfo do México que estão na trajetória prevista do furacão Ike, que hoje atingiu o oeste de Cuba e ruma para a região. A Exxon Mobil Corp. informou que começou a retirar trabalhadores das plataformas, enquanto a Anadarko Petroleum Corp. afirmou que já iniciou a operação e deverá conclui-la amanhã. A Shell terminará a retirada amanhã ou na quinta-feira.
As empresas tomaram a medida enquanto a produção de petróleo no Golfo ainda está 77,5% abaixo da capacidade normal e a de gás, 64,8%, patamares inferiores ao comum por causa da passagem do furacão Gustav. A capacidade normal da produção no Golfo do México é de 1,3 milhão de barris diários de petróleo. De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), o furacão Ike deverá atingir a costa do sul do Texas no sábado.
O Serviço de Gerenciamento de Recursos Minerais do governo norte-americano, que supervisiona a produção de hidrocarbonetos em águas dos EUA, informou ontem que as petrolíferas haviam retirado os funcionários de 167 plataformas, ou cerca de 23,3% do total das 717 existentes no Golfo do México. A agência também informou que foram retirados trabalhadores de 44 sondas, ou 36,4% das 121 atualmente em operação na região. As informações são da Dow Jones.