Especialistas em explosivos desarmaram hoje um carro-bomba que o grupo separatista ETA (Pátria Basca e Liberdade) teria tentado explodir ontem à noite em Logroño, no norte da Espanha. O automóvel, que carregava cerca de 80kg de explosivos, foi estacionado nos arredores da entrada principal de um prédio do Ministério da Defesa. De acordo com funcionários da pasta, a detonação dos explosivos foi programada para a noite de ontem, mas o artefato falhou.
"Poderia ter acontecido uma catástrofe", disse Pedro Sanz Alonso, primeiro-ministro da região de La Rioja, da qual Logroño é a capital. Alonso atribuiu ao ETA a tentativa de ataque.
Ontem, o ETA anunciou planos de dar seqüência à sua campanha de ataques contra o Estado espanhol. O grupo separatista basco abandonou em junho último um cessar-fogo iniciado em março do ano passado.
A polícia isolou os arredores do edifício depois de ter recebido um telefonema alertando para a explosão. O detonador foi acionado por volta das 23h30 locais, mas o carro-bomba não explodiu.
Especialistas em explosivos precisaram de cerca de oito horas para neutralizar a bomba, disse José Antonio Ulecia, representante do Ministério de Interior da Espanha em La Rioja.