O presidente do México, Felipe Calderón, deve fazer uma visita oficial ao Brasil no segundo semestre de 2008, depois de receber seu colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, em agosto passado, informaram os chanceleres de ambos os países, nesta quarta-feira, na capital mexicana.
"Para o segundo semestre de 2008, esperamos que o presidente Calderón possa visitar o Brasil", disse o chanceler brasileiro, Celso Amorim, em uma coletiva de imprensa na cidade do México, com sua colega anfitriã, Patricia Espinosa. Em uma reunião com Calderón, Amorim lhe entregou uma mensagem, na qual Lula "reiterou o cordial convite (...) ao Brasil, porque constituiria uma magnífica oportunidade para fortalecer os vínculos de ambos os países", contou Espinosa. Em sua viagem ao México, em agosto passado, Lula firmou acordos de cooperação energética e de assistência jurídica e combate ao tráfico de imigrantes.
"Podemos oferecer nossa experiência (...) Por exemplo, no Brasil, a cana-de-açúcar ficou excelente para produzir etanol", garantiu Amorim. Durante sua visita, os chanceleres conversaram sobre reforçar a cooperação bilateral, o comércio e os intercâmbios culturais e educacionais. Também discutiram as intenções do México e do Brasil de ocupar uma cadeira não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas nos períodos 2009-2010 e 2010-2011, respectivamente. "Decidimos estabelecer uma estreita e sistemática comunicação em assuntos relacionados com a paz e com a segurança internacionais", acrescentou Espinosa.