As pessoas têm mais probabilidade de transmitir o vírus da Aids logo após serem infectadas -- antes de começarem a mostrar sintomas e até mesmo antes de muitos testes detectarem o vírus, informaram pesquisadores canadenses nesta segunda-feira.
Isso pode ajudar a explicar por que a epidemia de HIV se move tão rapidamente, disseram os pesquisadores no Journal of Infectious Diseases.
A análise genética de pacientes contaminados pelo vírus HIV em Quebec mostrou que quase metade de todas as transmissões ocorreram quando os pacientes estavam nos primeiros estágios da doença.
"Os primeiros estágios da infecção podem ser inteiramente assintomáticos", disse o doutor Mark Wainberg, do McGill AIDS Center em Montreal, que liderou o estudo.
"É por isso que as pessoas que foram infectadas recentemente podem não saber, e provavelmente os testes mostrarão resultados negativos em análises convencionais", disse Wainberg em um comunicado.
O vírus da Aids afeta 39 milhões de pessoas em todo o mundo e matou mais de 25 milhões desde que foi identificado no começo dos anos 80.