Dezenas de milhares de pessoas assistiram nesta terça-feira a um concerto gratuito "pela paz" do cantor e compositor americano Bob Dylan na praia Zurriola de San Sebastián, norte da Espanha.
Símbolo da canção engajada e pacifista, Dylan cantou durante uma hora e meia em um palco montado em frente ao auditório futurista Kursaal, ao lado do centro histórico da cidade basca.
Vestido com terno preto e chapéu escuro, Dylan cantou algumas de suas canções mais populares, como "Mr. Tambourine Man".
Os organizadores do evento, a Fundação Kursaal e o Festival de Jazz de San Sebastián, previram a presença de 50.000 pessoas no concerto.
O show foi apresentado pelos organizadores como "uma etapa no caminho para a paz", em um momento chave para o País Basco, quando o governo espanhol encara um diálogo com a organização separatista basca ETA.
"Vivemos um momento de fundamentada esperança em que a paz, por fim, é possível. A congregação em um evento singular de muitos milhares de pessoas unidas pela música além de afirmativas políticas de qualquer tipo parece uma circunstância idônea para simbolizar esta nova etapa", escreveram.
Este concerto "simbólico" se realiza poucos dias depois de uma primeira reunião, também simbólica, entre o secretário do Partido Socialista Basco, Patxi López, e o líder do proscrito partido separatista Batasuna, braço político da ETA, Arnaldo Otegi. Em março passado, após 38 anos de luta armada contra o Estado espanhol, que deixou 850 mortos, o grupo separatista basco anunciou um "cessar-fogo permanente" com vistas a iniciar um processo de paz.
Em resposta ao anúncio, o chefe de governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, anunciou, no fim de junho, a intenção de iniciar neste verão (boreal) um "diálogo" com a ETA.