As mortes causadas pela tempestade tropical Chanchu subiram para 91 hoje, com a confirmação do falecimento de 28 pescadores vietnamitas na costa da China. O número poderá subir ainda mais por causa da grande quantidade de desaparecidos, entre eles mais 243 pescadores do Vietnã. Outros 61 já foram resgatados.
Os pescadores desapareceram em dois incidentes distintos no Mar do Sul da China, onde as embarcações nas quais viajavam foram atingidas pela tempestade tropical. Dez embarcações naufragaram e cinco desapareceram.
A tempestade tropical deixou um rastro de morte e destruição em vários países e territórios banhados pelo Mar do Sul da China desde o fim de semana. Enquanto passava pela Filipinas - onde provocou a morte de 37 pessoas - o Chanchu se transformou em tufão.
Ontem, quando tocou o solo na China, o Chanchu foi rebaixado de tufão para tempestade tropical, mas ainda teve força suficiente para provocar 23 mortes nas populosas províncias de Cantão e Fujian. Mais de um milhão ficaram desabrigados.
Os fortes ventos e chuvas provocados pelo Chanchu também atingiram Taiwan e Vietnã. Hoje, a tempestade chegou ao Japão, onde deixou um estudante morto e outro desaparecido na ilha de Okinawa. O Chanchu seguia rumo ao norte do arquipélago nipônico.