ESTOCOLMO - Três americanos, Leonid Hurwicz, Erik Maskin e Roger Myerson, foram anunciados nesta segunda-feira como os vencedores do Prêmio Nobel de Economia 2007 por terem "estabelecido as bases da teoria do desenho de mecanismos".
A teoria do design de mecanismos foi iniciada por Leonid Hurwicz e desenvolvida por Eric Maskin e Roger Myerson.
"A teoria tem ajudado os economistas a identificar mecanismos comerciais eficientes, esquemas regulatórios e procedimentos de votação", afirma o comitê Nobel.
"A teoria do desenho de mecanismos, iniciada por Leonid Hurwicz e desenvolvida por Eric Maskin e Roger Myerson, reforçou amplamente nossa compreensão das propriedade que têm os mecanismos de dotação óptima de recuros", acrescentou o júri.
Em resumo, a teoria dos três economistas "nos permite distinguir as situações nas quais os mercados funcionam bem daquelas em que funcionam mal", destaca a Academia Real de Ciências sueca.
Esta teoria de concepção dos mecanismos exerce um papel central em muitos setores econômicos e nas ciências políticas, explicou ainda o comitê.
Mais concretamente, esta teoria é um derivado da teoria dos jogos, que elabora os mecanismos aplicados em caso de leilões, como, por exemplo, freqüências de telefonia móvel ou freqüências de rádio, para que as regras garantam uma distribuição equitativa em função dos interesses de cada um dos participantes.
Leonid Hurwicz, nascido em 21 de agosto de 1917, em Moscou, é professor de Economia no Universidade de Minnesota.
Eric Maskin, nascido em 12 de dezembro de 1950, em Nova York, ensina no Instituto de Estudos Avançados de Princeton. Roger Myerson, nascido em 29 de março de 1951, é professor na Universidade de Chicago.
No ano passado, o Nobel de Economia recompensou o americano Edmund S. Phelps por suas pesquisas sobre a artibragem entre curto e longo prazo das políticas macroeconômicas.
A concessão do prêmio de Economia encerra a temporada dos Nobel 2007.
O Nobel de Economia foi instituído em 1968 pelo Banco Central da Suécia. É o único dos prêmos Nobel que não foi concebido originalmente pelo pai dessa premiação, o inventor e industrial sueco Alfred Nobel, em seu testamento de 1895.