Pelo menos 1.100 morreram e mais de 20 milhões ficaram desabrigados por causa das inundações provocadas pelas fortes chuvas que costumam cair nesta época do ano em muitos países da Ásia, principalmente na Índia, Bangladesh e Nepal, informaram hoje fontes oficiais. Somente na Índia morreram mais de 1 mil pessoas, principalmente nos Estados de Uttar Pradesh, Bihar, Bengala Ocidental e Assam. As autoridades e os balanços da mídia falam exatamente em 1.028 mortos. "Calcula-se que aproximadamente 20 milhões de pessoas foram afetadas nos três países", afirmou o Fundo das Nações Unidas da a Infância (Unicef) em um comunicado. A agência da ONU disse que estas são as piores inundações de que se tem lembrança em algumas áreas.
Pelo menos 216 pessoas morreram nos últimos dez dias. As enxurradas arrastaram casas, plantações e animais, deixando indianos, bengalis e nepaleses famintos, amedrontados e sem atendimento médico, pois muitas áreas foram isoladas pelas águas. Algumas pessoas foram picadas por cobras trazidas pela chuva, outras foram atingidas pelos destroços de suas casas. As organizações humanitárias alertam para o risco de epidemias de malária e diarréia.
Segundo as autoridades, a distribuição de comida, água potável e remédios é prioritária, mas apenas uma fração dos desabrigados recebeu ajuda, enquanto agências humanitárias e equipes do governo tentavam chegar às áreas isoladas. Em Bangladesh, cerca de 6 milhões de pessoas ficaram desabrigadas ou isoladas em seus vilarejos e pelo menos 64 pessoas morreram nos últimos dias. No Nepal, onde milhares de pessoas foram afetadas pelas inundações, o número de mortos subiu hoje para 87.
As chuvas da estação de monção no Sudeste Asiático geralmente ocorrem de junho a setembro. No ano passado, mais de mil pessoas morreram na região, a maioria afogadas ou soterradas por deslizamentos e desabamento de casas. O termo monção tecnicamente descreve mudanças sazonais da direção dos ventos causadas pelas diferenças de temperatura entre a terra e o mar, mas é geralmente usado para referir-se a chuvas torrenciais com fortes ventos. A grande massa de terra no Sudeste Asiático (Bangladesh, Índia, Nepal, Paquistão e Sri Lanka) e a grande quantidade de água (o Mar Arábico e o Oceano Índico) tornam o período de monção asiático - logo após o verão - particularmente forte.