O presidente dos Estados Unidos alertou no sábado, 4, que seu país tem como alvo 52 locais iranianos | Foto: AFP
O Irã e os Estados Unidos devem respeitar uma convenção que obriga os Estados a preservar locais culturais, mesmo em caso de um conflito, afirmou a Unesco nesta segunda-feira, 6, depois que Donald Trump ameaçou atacar locais culturais iranianos.
A diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, disse em uma reunião com o embaixador iraniano na organização que Teerã e Washington assinaram uma convenção de 1972 que obriga os Estados a não "tomar nenhuma ação deliberada que possa danificar direta ou indiretamente patrimônio cultural e natural de outros Estados".
"A Convenção de 1972 estabelece, entre outras coisas, que cada um dos Estados Partes se compromete a não tomar deliberadamente medidas que possam causar danos, direta ou indiretamente, ao patrimônio cultural e natural situado. no território de outros Estados Partes", enfatiza.
O presidente dos Estados Unidos alertou no sábado que seu país tem como alvo 52 locais no Irã e os atacará "muito em breve e com muita força" se a República Islâmica agir contra funcionários ou propriedades dos EUA.
Esses sites são "de nível muito alto e importantes para o Irã e a cultura iraniana", afirmou o presidente em um tuíte.