Mark Esper irritou Trump por sua oposição ao uso de tropas militares para reprimir os protestos antirracismo
O presidente Donald Trump anunciou, nesta segunda-feira, 9, que demitiu o secretário de Defesa, Mark Esper. O anúncio ocorre dois dias após a confirmação da derrota de Trump nas eleições presidenciais americana e está sendo visto como um movimento do republicano, que não admite a derrota, de usar seus últimos meses no cargo para acertar contas.
Sem explicar as razões da demissão, o presidente afirmou que o atual diretor do Centro Nacional de Contraterrorismo, Christopher Miller, vai comandar a Defesa de forma interina até o fim do mandato. Esper estava no cargo desde julho do ano passado, e chegou a ganhar o apelido de “Yesper” por levar adiante todas as ordens do presidente Trump.
No entanto, a relação entre os dois começou a deteriorar a partir de junho, em meio aos protestos contra o racismo nos EUA. Esper irritou o republicano sobretudo por sua oposição ao uso de tropas militares para reprimir os protestos antirracismo que ocorreram em várias cidades do país nos últimos meses. Ele também discordou da forma com que Trump vem criticando e pressionando os demais membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). O Pentágono não comentou o episódio.