Os parlamentares acusam Trump de incitar a violência contra o governo dos EUA na invasão do Capitólio
O segundo pedido de impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começou a ser debatido na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 13. Os parlamentares, democratas e alguns republicanos, acusam Trump de "incitar à violência contra o governo dos Estados Unidos".
O artigo de impeachment que os democratas apresentaram visa responsabilizar Trump por seu papel em inflamar uma multidão de seus apoiadores que invadiram o Capitólio na semana passada, matando um policial do Capitólio, invadindo escritórios de legisladores e roubando propriedade federal.
O artigo também invoca a 14ª Emenda, potencialmente proibindo Trump de ocupar o cargo no futuro se ele for condenado pelo Senado.
O processo será debatido nas comissões da Câmara durante a manhã, e deve ser votado ainda nesta quarta-feira, 13, à tarde. O impeachment deve ser aprovado na Câmara com facilidade, porque o controle da casa ainda é dos democratas. No Senado, no entanto, os republicanos ainda são maioria e o processo não deve avançar.