Da Redação
O candidato a governador Paulo Souto (DEM), que governou a Bahia duas vezes e tenta um novo mandato, é o convidado da próxima sabatina A TARDE. O evento acontece na quarta-feira, 1º de setembro, a partir das 10 horas, no auditório da Federação das Indústrias (Fieb), no Stiep.
O democrata terá, na ocasião, a oportunidade de responder às perguntas feitas por cinco jornalistas das várias mídias que compõem o Grupo A TARDE, por integrantes da plateia e por internautas. Souto é o quarto candidato a governador a se apresentar na série de sabatinas individuais com os principais postulantes ao Palácio de Ondina. O próximo será Geddel Vieira Lima (PMDB). A ordem de apresentação dos candidatos foi definida por sorteio. Já foram sabatinados os candidatos Marcos Mendes (Psol), Luiz Bassuma (PV) e Jaques Wagner (PT), atual governador e postulante à reeleição.
Os eleitores interessados em participar do evento devem se inscrever pelo e-mail sabatinainscrições@grupoatarde.com.br. Já o internauta que quiser inquerir o candidato deve encaminhar sua pergunta pelo e-mail sabatinas@grupoatarde.com.br, postar no
blog Cidadão Repórter, na
Comunidade Eleições 2010, no portal A TARDE On Line, ou pelo twitter @atardeonline, usando a hastag #ELEIÇÕES2010ATARDE. O evento será transmitido ao vivo pela A TARDE TV, acessada pelo portal A TARDE On Line.
Experiência - Paulo Souto está na disputa deste ano com o diferencial de ter disputado todas as eleições majoritárias de 1990 para cá, e ter governado o Estado por dois mandatos Principal adversário do candidato petista, que se elegeu com o discurso da mudança, Souto deverá, por isso mesmo, ser alvo de questionamentos sobre suas realizações, ao tempo que buscará convencer o eleitor de que não procede a tal herança maldiata, que a situação insiste em dizer ter sido o principal legado deixado para o governo petista pelo carlismo o grupo político que por mais de 20 anos esteve no poder na Bahia, sob as liderança do senador falecido Antonio Carlos Magalhães (PFL/DEM).
A sabatina com Paulo Souto ocorre em um momento da corrida sucessória no qual o principal cabo eleitoral do candidato democrata, o presidenciável José Serra (PSDB), perde na Bahia para Dilma Rousseff, a candidata do PT à Presidência da República.
Carreira política - Paulo Souto é formado em geologia pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e fez doutorado na PUC-SP. Coordenou o setor de geologia da Ceplac, em Ilhéus, e ocupou vários cargos na administração estadual, como a coordenação de produção mineral da Secretaria das Minas e Energia, onde depois se tornou secretário de Estado.
Com a capacidade técnica reconhecida por ACM, iniciou sua carreira política em 1991, como candidato a vice-governador. Cargo que acumulou com a gestão da Secretaria da Indústria e Comércio até 1994, quando se candidatou a governador.
Eleito, cumpriu o mandato até 1998, quando se lançou candidato ao Senado. Em 2002, ele foi eleito governador pela segunda vez, em 2002, e, quatro anos depois, quando tentava se reeleger (e atigir o terceiro mandato), foi derrotado em primeiro turno por Jaques Wagner.
Nesta eleição, Paulo Souto se apresentar como o candidato pós-ACM, mas não renega a origem política.