Eleitores de 50 cidades brasileiras voltarão a votar no segundo turno das eleições municipais de 2012, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 08, um dia após a realização do primeiro turno, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A próxima votação será realizada no dia 28, um domingo.
O segundo turno é realizado em cidades que contam com mais de 200 mil eleitores e, na votação, nenhum dos postulantes atinge mais de 50% dos votos válidos e, dessa forma, a disputa é decidida entre os dois mais votados em cada localidade.
Na Bahia, além de Salvador, onde haverá continuidade da disputa pelo Palácio Thomé de Souza, entre ACM Neto (DEM) e Nelson Pelegrino (PT), Vitória da Conquista, pela primeira vez, decidirá quem será o novo gestor do município no segundo turno. A eleição segue agora com os candidatos Guilherme Menezes (PT) e Herzem Gusmão (PMDB).
Feira de Santana, uma das três cidades que também conta com a quantidade de eleitores que possibilita a continuidade do pleito em caso de algum dos candidatos não atingir mais do que 50% dos votos do eleitorado, elegeu o novo prefeito ontem. José Ronaldo (DEM) venceu com 195.967 votos. O total de eleitores do município é de 373.752.
Brasil - Em todo o país, dos 5.568 municípios, 83 tinham possibilidade de ter segundo turno, segundo o TSE. Das 26 capitais dos Estados brasileiros, 24 delas têm mais de 200 mil eleitores. As únicas que possuem quantidade de eleitores abaixo do determinado para realização da segunda fase da eleição são Palmas, no Tocantins, e Boa Vista, em Roraima.
Com os resultados de ontem, 17 capitais deixaram a definição de quem será o próximo gestor para o dia 28 de outubro. Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, o segundo turno será disputado entre José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT). Serra alcançou 1.884.849 de votos, representando 30,75% do total de votos válidos. Haddad ficou com 1.776317, representando 28,98% da preferência do eleitorado.
No Estado do Paraná, os eleitores de todas as cinco cidades aptas ao segundo turno só saberão os nomes dos prefeitos de cada local - Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel - na próxima votação.
Em Santa Catarina, as únicas três cidades com mais de 200 mil eleitores também terão o segundo turno - Florianópolis, Blumenau e Joinville.
>>Veja aqui a totalização dos votos do 1º turno na Bahia e no Brasil