O Grupo A TARDE realiza nesta quinta-feira, 11, a terceira da série de cinco sabatinas individuais com os prefeituráveis de Salvador com o prefeito e candidato à reeleição João Henrique Carneiro (PMDB). O peemedebista, de acordo com as regras do evento – que foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia – responderá a perguntas de cinco jornalistas de A TARDE, no primeiro bloco, de pessoas da platéia presente – cerca de 200 pessoas entre assinantes do jornal e do portal A TARDE e representantes da sociedade civil organizada –, no segundo bloco, e de internautas, no terceiro. Cada bloco tem duração de 25 minutos com intervalos de cinco minutos entre eles.
As sabatinas são transmitidas ao vivo pela Web TV do A TARDE On Line. E também têm cobertura especial do jornal A TARDE e da A TARDE FM (103,9). A soma da audiência potencial dos três canais do Grupo A TARDE é de aproximadamente 800 mil pessoas. Antes de João Henrique, foram sabatinados os candidatos ACM Neto, do Democratas, e Antônio Imbassahy, do PSDB. Na próxima semana será a vez do petista Walter Pinheiro e, no dia 25, a vez será de Hilton Coelho, do Psol. A ordem de apresentação dos candidatos foi definida por sorteio assistido por representantes de todos os cinco candidatos a prefeito da capital baiana.
Com a realização da série de sabatinas individuais com os prefeituráveis, o Grupo A TARDE cumpre sua missão de contribuir para a formação da cidadania em Salvador e na Bahia, levando a melhor informação para todos os seus públicos, pela mídia de preferência de cada público.
CURRÍCULO – João Henrique nasceu em Feira de Santana em 19 de junho de 1959, filho do senador e ex-governador João Durval Carneiro (PDT). Formou-se em Economia pela Universidade Federal da Bahia e fez pós-graduação em Desenvolvimento Econômico na Universidade do Quebec, no Canadá.
Sua experiência profissional inclui passagens pelo antigo Desenbanco (hoje Desenbahia) e foi diretor-técnico da Bahiapesca. Em 1988, foi eleito vereador de Salvador. Na época, ele e seu pai ainda pertenciam ao grupo liderado pelo falecido senador Antonio Carlos Magalhães, com quem romperam na década de 1990.
João Henrique acumula, ainda, dois mandatos como deputado estadual, ambos pelo PDT, partido pelo qual foi eleito prefeito de Salvador em 2004. Em 2006, João Henrique trocou o PDT pelo PMDB do ministro da Integração Nacional Geddel Vieira Lima, que se transformou no principal padrinho de sua candidatura à reeleição.
É casado com a deputada estadual Maria Luiza Carneiro (PMDB), eleita em 2006, ainda quando estava no PDT. O casal tem dois filhos. A candidatura do peemedebista disputa com o PT o uso da imagem do presidente Lula, principal cabo eleitoral desta campanha. E tem se notabilizado por ataques contra Imbassahy e Pinheiro, que dividem, em empate técnico com João, o segundo lugar nas sondagens de intenção de votos.