O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca hoje para São Petersburgo, na Rússia, onde participa, como convidado, da reunião dos chefes de Estado do G-8. O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan, acompanha o presidente. Os temas principais do encontro deverão ser segurança de energia e proliferação nuclear.
O aumento da tensão no Oriente Médio, provocado pela intensificação dos ataques de Israel à Palestina e pelo bombardeio ao Líbano, trouxe mais vigor para o encontro. O anfitrião da reunião de cúpula e presidente da Rússia, Vladimir Putin, já havia priorizado a questão da segurança energética na agenda do G-8 e, hoje, engrossou a fileira dos chefes de Estado que condenaram a ação militar israelense e sinalizou a preocupação com a possível elevação preços do petróleo no mercado internacional e os riscos ao abastecimento.
Lula também se beneficiará dos efeitos da nova onda de violência no Oriente Médio ao expor suas propostas de transformar o etanol em uma commodity e de incentivar o consumo de outros recursos renováveis, como o biodiesel e o H-Bio. Sua exposição deverá ser na manhã de segunda-feira.