O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou nesta segunda-feira (23) mensagem de condolências pela morte do ex-presidente russo Boris Ieltsin.
Em carta ao atual presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, Lula afirma que Ieltisn soube conduzir os destinos daquele país em momento de grande importância histórica.
"Recebi, com pesar, a notícia do falecimento do ex-presidente Boris Ieltsin. Peço-lhe aceitar minhas mais sinceras condolências pela perda do líder que conduziu os destinos da Rússia em momento de grande importância histórica. Transmito também,
em nome do Governo e do povo brasileiros, a nossa solidariedade à família do ex-presidente Ieltsin", diz a mensagem.
O ex-presidente russo morreu em Moscou, devido a uma "progressiva insuficiência cardiovascular poliorgânica", segundo a agência Telám, que reproduziu notícia divulgada pela agência russa Interfax.
Nascido em 1931, Ieltsin foi eleito em 12 de junho de 1991, quando a Rússia era uma das repúblicas da antiga União Soviética. E dissolveu a União após acordo com os líderes da Ucrânia e da Bielorrússia. Em julho de 1996 foi reeleito e, meses depois, submetido a cirurgia para colocação de cinco pontes coronárias, acrescenta a agência.
Em 31 de dezembro de 1999, Ieltsin anunciou que deixaria o cargo antecipadamente e propôs para sucedê-lo o nome de Vladimir Putin, eleito em março de 2000.