>> Conheça os órgãos fiscalizadores do Governo Federal
Um ano após o primeiro turno das eleições municipais, realizado em 5 de outubro de 2008, a Salvador real é bem diferente daquela prometida pelo prefeito João Henrique Carneiro (PMDB). Das 65 promessas feitas por ele durante a disputa, as cinco que tiveram os prazos vencidos foram descumpridas – 7,7% do total.
Os gestores municipais já desistiram da realização de 14 delas, ou 21,5%. Outras 27, ou 41,6% do total, então na estaca zero e seguem como promessas para os próximos anos. São, ainda, ideias de projetos a serem executados. No desempenho positivo, o prefeito tem 16 promessas que já começaram a ser cumpridas, 24,6% do universo total. E, por fim, três delas já foram realizadas (4,6%) antes mesmo de o prazo se esgotar.
O levantamento foi feito por A TARDE por meio de checagem in loco e de dados fornecidos pela própria prefeitura de Salvador. O resultado indica 46 itens, ou 70,8%, entre descumpridos, na estaca zero ou ainda como promessas e que não fazem mais parte das pretensões do mandato. Outras 19, ou 29,2% das 65, já foram cumpridas ou estão em vias de alcançar meta.
Descumpridas - Entre as metas não realizadas, duas são vinculadas ao metrô. A inauguração da primeira etapa foi prometida para o final do ano passado e o complemento da segunda etapa era esperado para o final de 2010. A própria Prefeitura já considera impossível sua execução. A construção de cinco exemplares do novo modelo de barraca de praia no calçadão da orla nos primeiros dois meses de governo também já venceu, além da climatização de todos os trens do subúrbio no primeiro semestre deste ano. Completa a lista de promessas descumpridas a distribuição diária de dois mil litros de leite de soja e 10 mil pães.
Áreas técnicas da Prefeitura elaboraram um relatório para cada item. O documento salienta que "a obra do metrô enfrentou obstáculos conhecidos de todos, prejudicando inicialmente o seu andamento". Diz que a segunda etapa perde seu prazo antecipadamente por conta do adiamento da primeira, e promete sua finalização até 2014. Sobre a climatização dos trens do subúrbio, informa que está em fase de licitação. O relatório não se refere diretamente às barracas de praia, mas alega que o projeto da orla depende de autorização da justiça para entrar em prática. O relatório nada diz sobre a distribuição de pão e leite.
Entre as promessas cumpridas estão a criação de secretaria de combate à violência, a minirreforma para enxugar a máquina e a contratação de profissionais para combater endemias.
Metrô - Durante a maior parte da campanha política, o metrô estaria nos trilhos em dezembro do ano passado. Não deu. João prometeu terminar a obra física naquele mesmo mês e adiou o lançamento do empreendimento para junho passado. Novo descumprimento. “Nós precisamos inaugurar esse metrô de Salvador, João”, cobrou o presidente Lula, ao visitar Salvador, em dezembro. De lá para cá, chegaram os trens, custeados pelo Estado, mas até hoje eles permanecem fora de operação. Deterioram-se, sem uso, ao mesmo tempo em que geram despesa com aluguel de galpão para o poder público estadual.
O prefeito modificou novamente o cronograma e prometeu o funcionamento pleno do sistema para meados de 2010. Desde a campanha, três promessas em torno do mesmo assunto. Saldo de duas descumpridas e uma ainda à espera do final do prazo.
E para receber novos recursos federais para a obra, o município precisa explicar, até dezembro, o sobrepreço de R$ 110 milhões detectado pelo Tribunal de Contas da União. Para Valter Oliveira, motorista de ônibus, não dá mais para acreditar no metrô. “2010 já está na porta e não vimos nada”, opinou.
Ainda no setor de transporte, a população também espera a construção de 100 km de vias exclusivas para ônibus até o final do mandato, como prometido por João. A última inauguração do tipo foi ainda antes da eleição: 2 km na Av. Paralela, região do Iguatemi, ao lado do Hospital Sarah.
A assessoria de imprensa da Prefeitura afirma que está na fase executiva do projeto para recolher recursos que viabilizem a obra. O prefeito João Henrique disse que não iria comentar o andamento das promessas de campanha.
*Colaborou Luciana Rebouças