Uma audiência com cerca de 800 mil eleitores vai acompanhar a série de cinco sabatinas individuais com os prefeituráveis de Salvador realizada pelo Grupo A TARDE. O primeiro evento da série, que acontece nesta quinta-feira, 28, às 9h, no Fiesta Convention, será com o candidato ACM Neto, do DEM. A sabatina será coberta pelos três canais do grupo, com transmissão ao vivo pela WebTV A TARDE, boletins na rádio A TARDE FM e matéria completa na edição impressa do jornal de sexta-feira, 29.
As sabatinas terão continuidade nas semanas seguintes, sempre às quintas-feiras, trazendo os candidatos Antônio Imbassahy (PSDB), João Henrique (PMDB), Walter Pinheiro (PT) e Hilton Coelho (PSOL). A ordem de apresentação dos candidatos foi definida em sorteio que teve o acompanhamento de representantes de todas as candidaturas. A platéia é formada por 200 convidados, entre assinantes do site ou do jornal A TARDE e representantes da sociedade civil organizada, como entidades de classe, associações de bairro e organizações não-governamentais.
As regras da série de sabatinas foram acordadas entre o Grupo A TARDE e os candidatos à Prefeitura de Salvador e estão registradas no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Cada evento terá uma hora e meia de duração, dividido em três blocos de 25 minutos, com intervalos de cinco minutos entre eles. A mediação ficará a cargo do coordenador da Agência A TARDE, jornalista Paixão Barbosa, que tem ampla experiência de cobertura na área política.
APROFUNDAMENTO – O objetivo das sabatinas individuais é promover o debate de idéias e o aprofundamento de questões relevantes para Salvador, dentro do espírito democrático que o Grupo A TARDE acredita ser necessário para o exercício da cidadania. “Um evento nos moldes que o Grupo A TARDE está propondo é muito importante para o candidato, que tem um canal privilegiado a um público formador de opinião para apresentar suas idéias e defender suas propostas para a cidade, e também para os eleitores, que conhecerão melhor o pensamento daquele que pretende administrar Salvador. Com a vantagem adicional de ser um evento no qual não haverá a pressão de um debate, com a presença de todos os candidatos, nem o filtro imposto pelos assessores de marketing das campanhas”, avalia Barbosa.
No primeiro bloco, cinco jornalistas do Grupo A TARDE farão perguntas ao candidato: Flávio Oliveira, coordenador do Núcleo de Eleições de A TARDE; Patrícia França, repórter de Política de A TARDE; Carla Bittencourt, editora do Caderno Dez! (suplemento jovem); Cleidiana Ramos, repórter especial de A TARDE; e Edmilson Ferreira, editor de Esportes.
O segundo bloco será destinado às perguntas feitas pelo auditório, encaminhadas por escrito à mesa de moderação, formada por três jornalistas – Andréia Santana, editora do A TARDE On Line, Vitor Rocha e Aguirre Peixoto, repórteres do Núcleo de Eleições de A TARDE. A mesma equipe de jornalistas vai moderar as perguntas enviadas pelos internautas do A TARDE On Line, que serão respondidas no terceiro bloco da sabatina.
Os interessados em enviar questões podem fazê-lo pelo e-mail sabatina@grupoatarde.com.br, antes e durante cada sabatina. As perguntas que não forem respondidas pelos candidatos, pela limitação do tempo, vão ser encaminhadas para as coordenações das campanhas e também utilizadas como base para a produção de conteúdos jornalísticos nos diversos canais de A TARDE.