Novidades no eleitorado
Ibicoara, na região de Livramento, sudoeste, foi o município baiano em que o eleitorado mais cresceu de 2004 para cá. Tinha 8.262 eleitores, agora são 10.826 (31% a mais). O segundo foi Tancredo Neves, que saltou de 13.237 para 16.877 (27,4%) e o terceiro Apuarema, que saiu de 4.236 para 5.358.
No sentido inverso, Ibirapitanga, foi quem mais decresceu. Desabou de 16.381 para 10.668 (34,8% a menos). Barra do Rocha, decresceu muito. Eram 6.060, está com 4.143 (menos 31,63%). O terceiro maior em queda é Candeal, que caiu de 8.188 para 5.907 (27,7%).
Os números do eleitorado brasileiro foram divulgados na terça-feira pelo TSE. Salvador e Feira, as maiores cidades da Bahia, cresceram nos mesmos patamares. A capital tinha 1.585.346, está com 1.747.280 (10,2%). E Feira subiu de 316.992 para 346.593 (9,3%).
Os menores colégios eleitorais da Bahia são Lajedinho (2.688) e Contendas do Sincorá (2.921). Mesmo assim, ainda são bem maiores que o menor do País, o município de Borá, em São Paulo, que tem apenas 924 eleitores.
Detalhe curioso: o número de eleitores que votam no exterior passou de 59.352 para 132.354, mais do dobro. Isso quer dizer que tem muita gente tirando o time do Brasil. Sem contar os ilegais.
Conquista
Em 2012, dois turnos
Ainda não será desta vez que Vitória da Conquista passará a ser o terceiro município baiano a ter eleições em dois turnos, seguindo Salvador e Feira. O eleitorado, que em 2004 era de 172.989, passou para 195.365, 12,93% maior, mas 4.635 eleitores a menos que os 200 mil que a lei exige para ter segundo turno. Todavia, se o ritmo do crescimento for o mesmo, nos próximos quatro anos Conquista terá mais 25.260 eleitores, totalizando 220.625.
Em 2012, os dois turnos serão inevitáveis.
Assembléia
Aposentados no CNJ
Ex-deputados e funcionários aposentados da Assembléia Legislativa que lutam pela aposentadoria pela Caixa Parlamentar dizem que boa parte dos autores da causa está morrendo sem sequer ter o direito de reclamar o que julgam ser os seus direitos. Esperam que o TJ encaminhe à Assembléia intimação para que esta se defenda na ação por eles interposta e não entendem por que o procedimento está emperrado. De dezembro para cá, só ex-deputados morreram três (Raimundo Cafezeiro, Márcio Cardoso e Horácio de Matos). Os sobreviventes estão preparando uma ação para encaminhar ao Conselho Nacional de Justiça.
Periperi
Estrada esquecida
Dizem em Periperi que se o sofrimento eleva a alma, como dizem, quem mora no subúrbio está mais perto do céu. Além dos seus problemas habituais, como em saúde e educação, agregam-se outros que parecem crônicos. Asfalto bom, por exemplo, só na Av. Suburbana, a principal. O resto, dá pena. Como a Estrada Velha de Periperi, que liga o bairro com a Estrada da Base Naval. É via de uso intenso, mas esquecida há anos, o que eterniza a buraqueira. Lá, afirmam os moradores, banho de asfalto é sonho.
O perigo é em dose dupla. De dia ruim, à noite pior.
Entre Rios
SOS Ranulfo
“A vitória de Ranulfo é uma questão de honra para o PT”. É esta a vontade do presidente do PT na Bahia, Jonas Paulo, com relação ao prefeito Ranulfo Ferreira, professor que vivia montado numa bicicleta e em 2004 protagonizou espetacular vitória sobre o prefeito Manoelito Argolo (PP). Detalhe: Ranulfo fez um mandato tumultuado, muito mais pelos próprios petistas do que pelos adversários.
O discurso de Jonas, portanto, é mais interna corporis.
Tribunais de contas
Os ladrões da Casa
São três, e não dois, os notebooks roubados no prédio em que funcionam o TCE (Estado) e TCM (Municípios). O primeiro, do conselheiro Zilton Rocha (TCE), há três semanas. No último fim de semana o do conselheiro Paolo Marconi (TCM), e outro do próprio TCM, semana passada. Paolo descarta “teorias conspiratórias”. Nada havia de especial no notebook dele. “É roubo mesmo”, afirma.
Ironia: os tribunais que vivem flagrando alguns ladrões de dinheiro público não sabem pegar os ladrões deles.
❚ Raimundo Varela voltou ontem a Salvador após passar férias nos EUA. Se diz disposto a entrar firme na campanha de ACM Neto. Dará expediente todas as tardes no comitê. Hoje, estréia numa caminhada em Dom Avelar.
❚ Imbassahy diz ser inverídica a informação de que ele anda estressado. “Estou muito bem”, diz. Afirma também que não existe isso de cartão de ponto para funcionários.
❚ Miguel Nuske, morador da Rua Marques de Queluz, em Pituaçu, indignou-se ontem. O muro da casa dele foi todo pichado com o nome de João Henrique, sem autorização. A assessoria do prefeito diz que não mandou. Afirma que vai apurar. Supõe que adversários armaram.