Manifestantes em frente ao Tribunal, em Salvador
Com a expressão "SOS TCU" escrito com velas, um grupo de 25 pessoas uniu-se neste domingo, 26, em Salvador ao movimento nacional em protesto pelas chamadas "pedaladas fiscais", que teriam sido cometidas na gestão da presidente Dilma. O termo refere-se às manobras contábeis que envolveriam o uso de recursos de bancos federais como objetivo de maquiar o orçamento da União para alcançar as metas fiscais.
"Esperamos que o Tribunal de Contas da União atue como órgão independente que é, reprovando as contas da presidente pelo descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal", declarou Ricardo Almeida, coordenador, na Bahia, do Movimento Brasil Livre (MBL), que se uniu à Aliança Nacional dos MovimentosDemocráticos, organizadora do protesto nacionalmente.
Em Salvador, as velas foram depositadas, no início da noite, bem em frente à sede do TCU, na Avenida Tancredo Neves. Os manifestantes permaneceram no local até que as velas se apagassem.
Depois que o governo apresentou à defesa, a expectativa é de que o TCU emita parecer sobre o assunto, a partir do próximo mês. No Congresso, a votação das contas de governos também já geram expectativas e estão sendo acompanhadas pelos líderes dos movimentos.