Presidente vive a maior queda nominal de aprovação desde o começo do governo | Foto: Evaristo Sá | AFP
O percentural que considera o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ruim ou péssimo cresceu 8% desde dezembro, segundo pesquisa realizada pelo instituo Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, 22. Já quem acha o presidente ótimo ou bom passou de 37% para 31% no novo levantamento. É a maior queda nominal de aprovação desde o começo do governo.
Na última pesquisa realizada no começo de dezembro, 32% consideravam o governo Bolsonaro ruim ou péssimo. Nesta, realizada nos dias 20 e 21 de janeiro, o índice marcou 40%. Avaliam Bolsonaro regular 26%, contra 29% anteriormente —oscilação dentro da margem de erro, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A pesquisa acontece em um momento que o Amazonas vive o pior momento desde o início da epidemia de Covid-19 e em que o Brasil pode ficar sem insumos para continuar com a imunização contra o coronavírus.
O instituto ouviu, por telefone devido às restrições sanitárias da pandemia, 2.030 pessoas em todo o Brasil. Se no levantamento de 8 e 10 de dezembro Bolsonaro mantinha o melhor nível de avaliação até aqui de seu mandato, de 37%, agora ele se aproxima do seu pior retrato de popularidade, registrado em junho de 2020, quando 44% o rejeitavam, ante 32% que o aprovavam.
Se no levantamento de 8 e 10 de dezembro Bolsonaro mantinha o melhor nível de avaliação até aqui de seu mandato, de 37%, agora ele se aproxima do seu pior retrato de popularidade, registrado em junho de 2020, quando 44% o rejeitavam, ante 32% que o aprovavam. Segundo o levantamento, 53% dos entrevistados rejeitam o impeachment de Bolsonaro e 42% são favoráveis.