Metropolitana

Da Redação Sex , 24/01/2020 às 11:01 | Atualizado em: 24/01/2020 às 11:07

Programa de Aquisição de Alimentos entrega doações em Candeias



Cerca de 120 famílias de Candeias receberam a primeira entrega do ano do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação ocorreu nessa quinta-feira (23), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Francisco. Coordenada, na Bahia, pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), a iniciativa promove a compra de produtos da Agricultura Familiar dos municípios e distribui entre famílias em situação de extrema pobreza.

Na abertura do programa, foram entregues frutas e verduras, como banana, abóbora, laranja, aipim, abacate e coco. “Esse ano, nós estamos chegando a 43 municípios. Serão investidos, ao longo do ano, R$ 2,875 milhões, com mais de oito mil famílias beneficiadas recebendo os produtos e mais de 800 agricultores familiares venderão sua produção para a gente ao longo de 2020”, explicou o coordenador do PAA estadual, Gustavo Machado.

A coordenadora do PPA em Candeias, Edmária Bispo, explica que o programa é executado em parceria com as prefeituras. “A gente cuidou para que todo mundo recebesse tudo que os agricultores trouxeram, dividido igualmente. Teve alimentos, como aipim, que, como a gente produz muito, colocamos em maior quantidade. A importância do programa para o município é muito grande. Os beneficiários agradecem, ficam muito felizes, os agricultores também. Este ano, colocamos mais agricultores que nunca participaram e eles já estão gostando”, relatou.

Os beneficiários foram selecionados pelo CRAS, de acordo com a faixa de renda. “A partir de uma análise técnica, identificamos se as famílias estão na faixa de alta complexidade, baixa ou extrema pobreza. A maioria aqui é de extrema pobreza. Então, como elas têm acompanhamento, identificamos e selecionamos para que possam participar no PAA”, explicou a coordenadora do centro, Dinorá Santos.