Da Redação Qui , 22/08/2019 às 08:19 | Atualizado em: 22/08/2019 às 08:21

Consórcio do Nordeste define compras coletivas na área da Saúde



Os governadores do Nordeste se reuniram em Teresina, na quarta-feira (21), para discutir assuntos comuns aos estados, visando alavancar o crescimento da região, em uma ação que consideram “inédita e histórica” no país. As compras em conjunto, o projeto Nordeste Conectado e a missão internacional prevista para a segunda quinzena de novembro foram os principais pontos de pauta do encontro, que faz parte das ações do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste.

Os estados da região estão definindo uma série de compras conjuntas para otimizar a gestão e reduzir os custos de insumos. A primeira delas será na área de Saúde, incluindo equipamentos e remédios. O primeiro lote de registro de preço deve ser divulgado nas próximas semanas. "Estamos dando passos para consolidar essa importante ferramenta de gestão, que é o consórcio. Com as compras coletivas, vamos conseguir fazer mais com menos recursos. As equipes de cada Estado devem deixar a vaidade de lado e trabalhar em conjunto. Definimos como prioridade a área da Saúde, mas também teremos reflexos na Educação e na Segurança", explicou o governador da Bahia e presidente do consórcio, Rui Costa. 

Na reunião, outro assunto discutido foi o projeto Nordeste Conectado. Rui Costa afirmou que haverá um chamamento público na área de Tecnologia para o desenvolvimento do projeto, na modalidade de PPP (parceria público-privada). “Ele será de caráter internacional, para que tenhamos, em breve, um Nordeste conectado e integrado na comunicação. Uma reunião com técnicos vai ocorrer no dia 28, em Fortaleza, para afunilar os termos do edital", acrescentou. 

Em novembro, a viagem realizada pelos governadores do consórcio terá como destinos a França, Espanha, Itália e Alemanha. O planejamento da missão inclui um vídeo de apresentação da força econômica e do potencial de negócios do Nordeste. Oportunidades em turismo, saúde, segurança pública, tecnologia e meio ambiente serão destacadas. "Inicialmente, serão quatro países. Estão previstos encontros institucionais com o governo de cada um desses países e também encontros empresariais. Já tivemos reunião com as respectivas embaixadas e entregamos um portfólio inicial dos nossos pontos de interesse", informou Rui Costa. 

Participaram da reunião os governadores do Piauí, Wellington Dias; do Ceará, Camilo Santana; do Maranhão, Flávio Dino; do Rio Grande do Norte; Fátima Bezerra; e da Paraíba, João Azevedo, assim como os vice-governadores de Alagoas, Luciano Barbosa; de Pernambuco, Luciana Santos; e do Piauí, Regina Sousa. O próximo encontro do consórcio será em Natal, na segunda quinzena de setembro, concomitante ao Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEEBA).