Nordeste Baiano

Da Redação Seg , 22/07/2019 às 07:42 | Atualizado em: 22/07/2019 às 07:49

Feira Cidadã prossegue nesta segunda em Coronel João Sá



Ação social e solidariedade marcaram o domingo (21) em Coronel João Sá. O município, que está com 500 famílias desalojadas, em razão do rompimento da Barragem do Quati, recebeu uma edição especial da Feira Cidadã. A feira, que prossegue nesta segunda-feira (22), leva à população serviços de saúde e cidadania, em uma iniciativa promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA). 

O coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes, explicou que a sua 19ª edição “foi solicitada em caráter emergencial pela primeira-dama do Estado e presidente das VSBA, Aline Peixoto, devido ao sinistro ocorrido na cidade”. Segundo ele, serão realizados cinco mil atendimentos durante os dois dias.

Estão sendo oferecidas consultas de Odontologia, Oftalmologia, Pediatria, Clínica e Cirurgia Geral, além de exames, como ultrassonografia da tireoide, abdômen total, partes moles, mama, transvaginal, vias urinárias e próstata, eletrocardiograma, preventivo ginecológico, aferição de pressão, medição de glicemia, atualização do calendário de vacinas e orientação sexual com distribuição de preservativos. Após o término da feira, os serviços de Odontologia permanecerão por mais dez dias no município. Serão oferecidos 120 atendimentos diários de restauração, limpeza, canal, prótese, extração e cirurgias.

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) está emitindo novas vias de documentos como Carteira de Identidade e CPF, antecedentes criminais, recadastramento de pensionistas estaduais, serviço de ouvidoria e alguns procedimentos do Planserv. Os documentos serão entregues no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do município. Um protocolo com dia e hora para o recebimento dos documentos é disponibilizado ao fim do atendimento.

A Feira Cidadã já realizou cerca de 200 mil atendimentos em 2019, em todas as regiões do Estado. Na quarta-feira (24) será a vez da população de Pedro Alexandre receber a caravana de solidariedade.

Doações - No dia 11 de julho, a cidade de Coronel João Sá foi atingida pela cheia do Rio do Peixe, que provocou o rompimento da Barragem do Quati, localizada no município vizinho de Pedro Alexandre. Para ajudar vítimas das duas cidades, além da Feira Cidadã, as VSBA estão recolhendo donativos por meio da campanha Bahia Solidária. As entregas são realizadas diariamente. Para doar roupas, alimentos, água, brinquedos, entre outros itens, basta se dirigir ao ponto de coleta, que funciona no Palácio da Aclamação, no Campo Grande, sede das VSBA, em Salvador. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 71 3117-4900.