Apesar das campanhas de esclarecimento sobre a importância da prevenção ginecológica, muitas mulheres ainda não levam em consideração o quanto ela é importante. Seja por medo, ou pelas múltiplas atividades que incluem o trabalho e os cuidados com a família e consigo mesma.
Por isso nunca é demais reforçar que a prevenção é importante sim e não só aquela realizada com exames adequados. Mas, principalmente, fazer uso de uma alimentação saudável, atividade física regular, uso de preservativo, cuidados que no dia-a-dia são importantes para evitar o surgimento de doenças ginecológicas, sejam elas benignas ou malignas.
O ginecologista deve ser visitado anualmente para realização dos exames Papanicolau, ultrassonografia pélvica transvaginal e mamografia bilateral para pacientes a partir de 40 anos. Tais exames detectam doenças ginecológicas malignas como o câncer de mama e de colo de útero. O ginecologista deve ser visitado caso, nesse intervalo anual, surgirem corrimentos genitais, distúrbios no ciclo menstrual, infecções urinarias, entre outros desconfortos.