A proposta é separar bolsas usadas com possibilidade de descarte, mas em bom estado, para oferecer a quem precisa | Foto: Adilton Venegeroles | Ag. A TARDE | 13.12.2018
Um grupo de mulheres intitulado Gestoras reuniu-se por meio do aplicativo de internet WhatsApp e, na troca de comunicações, surgiu a ideia da doação de produtos de higiene e beleza a quem está com poder de consumo reduzido neste período de maior apelo de compras.
A iniciativa, visando prestar solidariedade, originou-se dentro do coletivo, composto por servidoras da Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo do estado, embora a campanha não tenha vínculo institucional com o órgão.
A proposta é separar bolsas usadas com possibilidade de descarte, mas em bom estado, para oferecer a quem precisa, começando desde já até o período de Natal, quando o apelo de consumo é maior, embora este ano possivelmente mais restrito por conta das dificuldades da pandemia.
Na relação de itens possíveis para presentear a mulheres carentes estão sabonete, pasta de dente, escova, absorvente, perfume, pente, entre outros: toda doação será bem-vinda para quem está sem recursos.
A campanha, provisoriamente nomeada Maria Bonita no Natal, visa principalmente ajudar as mulheres carentes, com a referência à bela mulher de Virgulino Ferreira, o líder da resistência da caatinga no Nordeste, conhecido como Lampião.
A mensagem, distribuída em outros grupos pela internet, pode também ser compartilhada por homens dispostos a contribuir com a aquisição e entrega dos produtos.
A mobilização de recursos informal convida vizinhas, filhas, comadres, cunhadas, amigas e marias bonitas com as quais as amigas solidárias mantêm relacionamento para fazer a diferença no Natal, doando a bolsa recheada.
“Se alguém levantar
isso aí [a ideia de
tomar terras de quem
cometer crime
ambiental], eu
simplesmente demito
do governo, a não ser
que essa pessoa seja
‘indemissível’”
Jair Bolsonaro, presidente da República, sobre proposta do Conselho da Amazônia, presidido pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, para expropriar terras de criminosos ambientais e fundiários
Maratona de empresárias
A 1ª Maratona de Empreendedorismo Feminino e a Expo Virtual Mulheres de Negócios ocorrem simultaneamente este mês com a proposta de estimular as lideranças empresariais femininas. Serão dez dias de palestras e videoconferências, entre os dias 16 e 26, voltadas ao empreendedorismo, conforme anunciado pela Câmara Estadual da Mulher Empresária da Fecomércio. As inscrições já estão abertas na plataforma Sympla: o megaevento é gratuito, mas acontece apenas pela internet, em razão da necessidade de conter a segunda onda de pandemia.
– O movimento tem o objetivo de incentivar e aumentar a participação das mulheres no mercado de trabalho – disse a coordenadora estadual da Câmara, Rosemma Maluf.
Rearranjo pós-aliança
A aliança do PSB com o PT para o lançamento da chapa Major Denice e Fabíola Mansur para disputar a prefeitura em Salvador renderá bons dividendos para a legenda socialista em 2021, mesmo sem uma vitória das candidatas nas urnas no próximo domingo. Já é dado como certo que o PSB, que atualmente ocupa pasta a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), vai assumir a secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), atualmente com o PL, ou comandará a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), gerida pelos indicados do PDT. O Podemos também deve ser contemplado com uma secretaria após a permanência na base do governador na eleição.
POUCAS & BOAS
O maestro, compositor e multi-instrumentista Antônio Saraiva é o convidado de hoje da Live Som e Movimento, um projeto de Extensão Artes ao Vivo, do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult), da UFRB. Com apresentação de Lúcio Agra, o evento tem início às 13h30 e pode ser assistido no canal youtube.com/LucioAgra-arteaovivo.
Termina hoje o 2º Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (Enemi), promovido pelo Grupo de Trabalho “Diferença, Inclusão e Educação Matemática”, da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem), em parceria com a Sbem Regional da Bahia. Com participação da Uesb e Uesc, o evento teve início na quarta-feira, reunindo nos debates pesquisadores, estudantes, profissionais da educação básica e do ensino superior.