A votação para o novo presidente da Apub-Sindicato foi iniciada na segunda-feira, 30 | Foto: Reprodução | Facebook
A direção da Associação dos Professores Universitários da Bahia (Apub-Sindicato), terá seu novo presidente conhecido na noite da próxima sexta-feira, dia 4, quando está previsto o encerramento da votação, iniciada na segunda-feira.
Segundo a atual presidente Raquel Nery, organizadora da eleição, não serão mais aceitos votos após às 20h30 de sexta, quando também será fechada a urna presencial destinada preferencialmente aos docentes aposentados.
Conforme o estatuto, a professora Raquel limitou-se a conduzir o escrutínio, por já ter trabalhado em duas gestões seguidas, uma delas como principal liderança no enfrentamento a questões urgentes, devido ao risco para a educação e a saúde públicas.
– Temos 2.797 filiados, dos quais 1.332 aposentados, com eleição híbrida, tanto em sistema digital, como por meio de uso de urna física – disse.
Duas chapas – Sem chances de fazer campanha presencial, por causa das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, as duas chapas inscritas na disputa tiveram que fazer do corpo a corpo um post a post, com uso intensivo das redes sociais da internet para divulgar suas plataformas de trabalho.
A chapa 1, denominada Semear, tem como candidato a presidente o atual vice, Emanuel Freire, e conta com apoio declarado de professores doutores dos mais diversos departamentos da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
A Semear tenta dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela equipe de Raquel Nery, mas tem como adversária a chapa Democracia e Luta, liderada por Rodrigo Pereira, com a professora Sara Cortes como vice.
“Profissionais que
defendem a verdade
contra as fake news
produzidas pelo
presidente são tratados
como ‘detratores’ pelo
governo Bolsonaro.
A estratégia autoritária
é antiga. (...) A história
é cíclica”
George Marques, um dos jornalistas que aparecem no relatório que mapeia influenciadores digitais
Colegiados ouvem demanda
Depois de decidida pelo Conselho Universitário, a realização de mais um semestre letivo virtual, a começar dia 22 de fevereiro, chegou a vez de os colegiados contribuírem com sugestões para aprimoramento da formatação dos cursos. Alguns destes colegiados, como o de filosofia, já havia antecipado-se ao enviar uma sondagem com perguntas para coleta de respostas objetivas dos discentes e servidores, visando verificar os hábitos aprovados e as situações com maior grau de rejeição. Debate-se a comunidade acadêmica com as dificuldades de tentar um formato capaz de respeitar as diferenças entre os diversos grupos integrantes do universo da Ufba, uma vez ser caracterizado por extrema heterogeneidade de classes, etnias, faixas etárias e orientações sexuais.
Sacrifício e recompensa
Após receber o aval do presidente do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Carlos Lupi, e da referência maior da legenda no país, Ciro Gomes, para concorrer à Câmara dos Deputados em 2022, o secretário de Saúde de Salvador, Léo Prates (PDT), deverá ser recompensado com uma secretaria capaz de ampliar sua visibilidade no pós-pandemia. O recuo na disputa para o cargo de prefeito de Salvador em 2020, que facilitou união da legenda com o Democratas e o caminho para a eleição de Bruno Reis (DEM), é visto pelo prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), como um ato de altivez, citado por Neto sempre nas coletivas onde seu secretário de Saúde está presente. A ida de Léo Prates para a Sedur deverá ser chancelada por Neto, como forma de retribuir o sacrifício realizado em 2020 em nome da população de Salvador e do grupo político do qual faz parte. Caberá a Bruno Reis apaziguar os ânimos de partidos que o elegeram e que ferozmente têm batido em sua porta no afã de alcançar algo no primeiro escalão.
POUCAS & BOAS
Em menos de 24 horas no ar, o site para o agendamento de visita à Vila da Esperança do Natal, no Campo Grande, contabilizou 125 mil acessos e 35 mil inscrições. Alguns dias já esgotaram todos os horários de visitação. A medida visa organizar o público para evitar aglomerações na pandemia.
A edição de dezembro do projeto Quintas Empreendedoras Live, da CDL Salvador, recebe o gerente regional Nordeste do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), Alessandro Salvatore, amanhã, às 18h, no Instagram oficial da instituição (@cdl_salvador).