O alerta tem como aditivo a inflação oficial de 4,3% no geral | Foto: Rafael Martins | Ag: A TARDE | 27.11.2020
A pressão sobre as variáveis determinantes do consumo, emprego, renda e crédito, aliada à chegada da segunda onda de contaminação por covid-19 e possíveis restrições da atividade econômica, ameaçam o desempenho do comércio.
O alerta tem como aditivo a inflação oficial de 4,3% no geral, com o grupo de alimentos e bebidas fechando em 14%, ocasionando um maior impacto no orçamento das famílias, de acordo com estudos divulgados pela Federação do Comércio (Fecomércio).
Para aumentar o desafio de enfrentamento dos próximos meses, diante de um risco maior de inadimplência, os bancos podem voltar a tornar o crédito mais seletivo, mantendo suas taxas de lucro.
- No acumulado do ano, o varejo baiano retraiu 7,1% e -7,7% se considerar o período da pandemia, de março a novembro. O prejuízo financeiro do setor nos últimos nove meses foi de R$ 6,2 bilhões, calcula o consultor Guilherme Dietze, ao avaliar o desempenho em 2020.
Estagnação - Em novembro, o comércio varejista da Bahia faturou 10,67 bilhões de reais, representando um simbólico 0,5% (meio por cento) de crescimento em relação a igual mês do ano anterior.
Desde o início da recuperação do setor no estado ocorrida em agosto, essa última variação foi a menor, indicando que o ritmo de consumo deve arrefecer nos meses seguintes.
Segundo a análise divulgada pela Fecomércio, as notícias sobre o aumento de casos de coronavírus no país, aliado ao fim do auxílio emergencial, pode ter deixado os consumidores mais cautelosos em comprometer a sua renda com produtos mais caros.
“Por que sucatearam as
Forças Armadas por 20
anos? Quem decide
se o povo vai viver na
democracia ou na
ditadura são as Forças
Armadas. Não tem
ditadura onde as elas
não apoiam. No Brasil,
temos liberdade ainda”
Jair Bolsonaro, presidente da República, em conversa ontem com seus apoiadores
Bacelar no ataque
O deputado federal Bacelar (Podemos-BA) teceu uma série de críticas ao desempenho do governo Bolsonaro no primeiro dia de provas do Enem. O parlamentar, que tentou articular o adiamento do exame, chamou de “completo absurdo” os relatos de estudantes que não conseguiram acesso aos seus locais de prova.
Segundo Bacelar, o domingo foi um reflexo de como o presidente e sua equipe tratam a educação e a saúde pública.
- Era de esperar. Não planejaram a suspensão das aulas, o retorno. Continuam tratando a Covid como uma gripezinha qualquer e agindo às pressas. Por que seria diferente com o Enem? Lutei, trabalhei para que o cronograma fosse alterado, mas não deram a mínima, lamentou.
Formação no agro
Além do custo zero, a segurança total: os cursos gratuitos e a distância em Negócios Agrícolas e Fruticultura, oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), estão com inscrições abertas até dia o dia 27 deste mês. Os interessados em participar da seleção podem inscrever-se pelo site etec.senar.org.br, obtendo todas as informações necessárias acerca dos conteúdos e da documentação exigida.
POUCAS & BOAS
Gestores escolares da rede municipal de ensino de Juazeiro iniciaram ontem a Programação Escolar para o ano letivo de 2021. Este ano todo levantamento para mapear o número de alunos matriculados, turmas e educadores está acontecendo com agendamento prévio, para evitar qualquer aglomeração. Ontem, conforme a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), também foram iniciados os trabalhos de recuperação de 12 prédios escolares, na zona urbana e rural com a expectativa de um retorno ás atividades presenciais.
Em Feira de Santana tem continuidade hoje a programação especial ‘Semana de Férias do Observatório Antares’ com a live ‘Universo, do Big Bang ao Planeta Terra’ no canal do Youtube do Observatório Astronômico Antares, com início às 18h. Em seguida, às 19h, estreia também o vídeo ‘Viagem espacial #1 – Foguete Espacial Saturno V’, como parte da programação que iniciou ontem e seguirá até o dia 24 de janeiro, quando acontece a live de encerramento ‘Pergunte à Astronôma’, com a convidada Vera Martins e participação de Antônio Dyggs, às 18h, no canal do observatório no Instagram.