Foto: Uendel Galter | Ag. A TARDE
Um ano mais desafiador para os empresários lojistas deu o tom unânime das projeções de especialistas convidados pela Federação do Comércio (Fecomércio) para o debate sobre as perspectivas econômicas 2021, realizado em ambiente virtual.
O presidente da Fecomércio, Carlos Andrade, abriu os trabalhos, agradecendo a participação de parlamentares e presidentes de sindicatos, na videoconferência promovida pela instituição em uma plataforma de internet.
Entre as palestrantes, a economista Iziz Ferreira destacou a recuperação da indústria e do comércio, ano passado, ressaltando a importância do auxílio emergencial, previsto, nesta segunda onda de pandemia, para 250 reais distribuídos em quatro parcelas.
–Temos um quadro desfavorável de muita pressão sobre o preço dos alimentos e produtos de higiene e um grau de incerteza maior, com a lentidão das vacinas – disse.
Já o consultor econômico da Fecomércio, Guilherme Dietze, lembrou não ter sido a pandemia a causa da desaceleração, pois o processo já vinha sendo verificado desde 2017.
Para Dietze, a falta de previsibilidade nas ações do governo pode agravar a desconfiança do consumidor e as dificuldades para os empresários lidarem com condições mais adversas em relação ao primeiro ano de Covid-19.
INOVAÇÃO – A inovação, especialmente por parte dos mais de 500 mil microempreendedores baianos, pode ser a chave da resistência, pois o financiamento permanece escasso, afinal “banco não tem coração, tem cofre”, concluiu o presidente da Fecomércio, Carlos Andrade
Ajuda do Pix ao varejo
A comodidade do mecanismo conhecido por Pix, aliada ao crescimento do comércio pela internet, pode ajudar o comércio, no enfrentamento de uma possível retração nas vendas presenciais, por conta do recrudescimento da pandemia. Esta é a perspectiva da economista Kelly Carvalho, presente ao encontro virtual, promovido pela Federação do Comércio (Fecomércio), ao abordar o tema das novas tecnologias.
– Com o Pix, o fluxo de caixa do empresário lojista é impulsionado em tempo real, o que favorece um melhor planejamento – afirmou a consultora.
O sistema já vem sendo largamente utilizado no varejo, favorecendo também o comércio eletrônico, ao agilizar as entregas de mercadorias.
Homenagem a professores
Em homenagem aos professores que estão na linha de frente da educação no Litoral Norte e Agreste foi lançado ontem um minidocumentário para socializar as experiências vividas com as restrições impostas pela pandemia. As educadoras e gestoras de escolas da rede pública desta região participam, desde 2015, do projeto de Educação Continuada, desenvolvido e aplicado pela equipe do Instituto da Chapada de Educação e Pesquisa (Icep). Só em 2020 foram qualificados 2.252 educadoresde273 escolas de Alagoinhas, Aramari, Cardeal da Silva, Conde, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe e Itanagra. O programa regional faz parte das ações de responsabilidade social da Bracell, com resultados satisfatórios do Ideb, como em Itanagra, que passou de 4,0 em 2017 para 5,5 em 2019.
POUCAS & BOAS
. ‘Do Fundo da Folia ao Parque Marinho da Barra’ é o tema da live que acontece hoje a partir das 15h no canal da Fundação Aleixo Belov no Youtube. O evento terá como convidado o surfista e mergulhador Bernardo Mussi, fundador do projeto Fundo da Folia, que desde 2010 já retirou toneladas de lixo do fundo do mar, após o período de carnaval de Salvador.
. O prefeito Bruno Reis (DEM), e o presidente da Câmara Municipal, Geraldo Júnior (MDB), se reuniram ontem no Palácio Thomé de Souza para discutir medidas contra o agravamento da pandemia na capital baiana. “Esse encontro foi para reforçar a parceria entre a Câmara e a Prefeitura na guerra contra a Covid-19, cuja pandemia está num momento muito grave. A população de Salvador pode ter certeza que os poderes Legislativo e Executivo estão em sintonia para salvar vidas”, disse o vereador após o encontro.