As principais vias da capital baiana têm o trânsito comprometido em razão do grande fluxo de veículos nos horários de pico ou por acidentes - que acontecem nessas avenidas com maior frequência. No entanto, nos bairros periféricos, o congestionamento se deve também a outra razão: estacionamento em local proibido.
De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), na tarde desta sexta-feira, 1º, a avenida principal dos bairros de Pau da Lima, São Marcos e São Caetano encontra-se com o trânsito congestionado por causa de veículos estacionados à direita da via.
Além desses bairros, o fluxo segue complicado também na Avenida San Martin, sentido Retiro, em razão de caminhões de depósitos de material de construção estacionarem do lado direito da pista para realizar serviços de carga e descarga. O congestionamento reflete em lentidão no outro sentido da via.
Mesmo com a fiscalização intensa da prefeitura para coibir o estacionamento em locais proibidos, moradores e comerciantes insistem em desrespeitar a ordem da Transalvador e, com isso, dificultam o tráfego - principalmente em bairros populares, onde o trabalho do órgão ocorre com menor intensidade.
Demais avenidas - O trânsito segue sem maiores dificuldades nos grandes eixos de Salvador, de acordo com a superintendência de trânsito. A região em torno do Iguatemi segue com intensidade média, sem maiores retenções.
Os motoristas não encontram dificuldades nas avenidas Bonocô, Joana Angélica e Magalhães Neto, que estão com o trânsito intenso, porém sem complicações.
Os condutores encontram retenções somente na Avenida Paralela, ainda em razão de um acidente ocorrido por volta das 11h, onde uma mulher morreu após um taxista bater na motocicleta onde ela viajava. Ao cair na pista, a vítima foi atropelada por um caminhão.