Além de textos, o guia traz belas imagens da Bahia
A segunda edição do Bahia International Guide se propõe a mostrar que o Estado tem muito mais além do óbvio. A publicação, que será lançada nesta terça-feira, 22, em um evento para convidados no Palacete das Artes, apresenta as principais marcas da cultura baiana em 304 páginas, onde se destacam belas imagens.
"O livro traz a Bahia do dendê, com o tradicional, como a moqueca de carne do Porto do Moreira, mas também extrapola essa Bahia com os contemporâneos, com o que há de mais novo. Cultura é tudo o que a gente acumula durante a vida", afirma Carla Maciel, diretora da Agência Agosto, responsável pelo projeto.
Na opinião da produtora, um dos grandes méritos do guia é ter metade de suas páginas dedicadas ao patrimônio material e imaterial do estado.
Com texto em português, inglês e espanhol, o Bahia International Guide se divide em sete editorias: Cultura e História, Belezas Naturais, Gastronomia, Cafés e Quitutes, Compras, Dia e Noite e Corpo e Mente.
Em relação à primeira edição, lançada em 2012, a publicação foi atualizada e traz os estabelecimentos e serviços mais novos no Estado, a exemplo do Sheraton Hotel da Bahia, do restaurante La Lupa, no Salvador Shopping, e do recém-reformado Hotel de Lençóis.
Mais que um guia
Com prefácio assinado pelo escritor Antonio Risério, o livro desvenda a Bahia pelas lentes de grandes nomes da fotografia do Estado, entre eles Adenor Gondim e Marisa Vianna.
"O resultado é um serial plástico, que foge daquela coisa do folclórico, dos mesmos ângulos. Você tem um outro nível de Salvador e de Bahia que não tem sido muito mostrado. É um livro belo de se ter, independentemente de ser um guia", diz Marisa, cujas fotografias no livro mostram a cultura do candomblé e dos índios tupinambás.
Outro diferencial do guia é apresentar trabalhos de artistas visuais da terra, como Iuri Sarmento, Maria Adair, Sara Victoria, Anderson AC, Naara Nascimento e Washington Arleo.
A interface arte e moda também é destaque no livro, apresentando os trabalhos dos já conhecidos Vitorino Campos, Irá Salles, Nádia Taquary, e dos novatos Aládio Marques, Jeferson Ribeiro e Juliana Rabinovitz.
O livro será lançado na Mostra Arte Gastronomia, em que 15 chefs dos principais restaurantes da cidade vão testar, em média, três pratos, que posteriormente poderão ser incorporados aos seus menus.