A revolta pela possibilidade de afastamento de Charles Leão do cargo de delegado regional de Juazeiro (500Km de salvador) levou a população a se mobilizar e realizar uma manifestação pelas principais ruas da cidade neste sábado, 04. Com iniciativa de líderes comunitários que asseguram “ser importante reconhecer o excelente trabalho realizado pelo delegado no combate ao crime”, o protesto percorreu pelo menos três quilômetros com carros de som, população segurando faixas e cartazes, ao som de depoimentos que pediam apoio ao fim da violência.
Com 68 anos e muita disposição, o aposentado José Gomes Leal veio do bairro João Paulo II, o mais populoso de Juazeiro (com mais de 32 mil habitantes) garantir sua presença em solidariedade ao delegado. “Não o conheço, mas reconheço a competência do trabalho que está sendo feito em nossa cidade, em especial em nosso bairro, onde sempre teve registro de muita violência”, afirmou. O apelo popular está tomando corpo sem muito alarde nos bairros de Juazeiro com listas de abaixo-assinado que deve ser entregue ao governo estadual pelas mãos de representações políticas regionais.
Há quase dois anos no cargo de delegado regional da região de Juazeiro com oito delegacias sob sua responsabilidade, Charles Leão tem atraído atenção da comunidade pelas constantes ações de combate ao tráfico, aos assaltos e roubos na cidade e nas estradas que ligam os municípios vizinhos, à crimes de contravenção, contra o patrimônio e à pessoa.
“A tranqüilidade que vem tomando conta de nossa cidade não deve ser desmerecida e isso se dá pelo trabalho desempenhado pela Policia Civil que deve ser reconhecido. Temos hoje uma linha do tempo: antes e depois de Charles Leão com queda nos índices de criminalidade”, ressalta o presidente da Câmara de Vereadores Crisóstomo Lima, que participou da caminhada com outros vereadores e ex-vereadores. Na semana passada, o delegado recebeu moção de aplauso por unanimidade na Câmara. E foi para lá que partiu Vera Curi, líder comunitária que começou a colher assinaturas e chamou a atenção dos edis.
Nem mesmo a confusão entre Charles Leão e um major da PM durante o carnaval em Salvador abalou a credibilidade do delegado. “As drogas estavam tomando conta de Juazeiro. O delegado chegou e começou a fechar pontos de drogas e traficantes. Eu tenho filhos e quero uma cidade tranqüila para eles crescerem. Meu apoio vem da admiração pelo trabalho desse delegado, que age com integridade”, defende a moradora Patrícia Nunes. E a manifestação teve efeito. Por onde passou, a caminhada recebeu apoio de comerciantes em suas lojas, de motoristas parados no trânsito interrompido pela caminhada e de populares que improvisavam cartazes.
Gente de todas as idades e vindas dos mais distantes bairros enfrentaram sol forte e terminaram a caminhada com chuva e hino nacional. “Já temos pelo menos 20 mil assinaturas colhidas nos bairros de Juazeiro e esperamos que a voz do povo seja ouvida pelas autoridades para permitir que o delegado continue seu trabalho garantindo a segurança e a tranquilidade da cidade”, frisou o comerciante Alessandro Barcelar.