Vinte e cinco pessoas foram presas nesta quarta-feira, 9, no interior baiano, durante a operação "Monte Belo" da Polícia Federal (PF). A ação, que tem o objetivo de combater o tráfico de drogas, cumpre 37 mandados de prisão e 39 de busca e apreensão em Itamaraju, Coaraci, Jequié, Ubatã, Ipiaú, Itabuna e Ilhéus. A operação também é realizada nas cidades de Maricá, no Rio de Janeiro e São Paulo, em São Paulo, mas os dados referentes a estas localidades ainda não foram divulgados. Em Bom Jesus de Piauí, no Piauí, uma pessoa foi presa pela PF, mas sua identidade ainda não foi revelada.
A operação é resultado de investigação que começou há oito meses em Ilhéus e descobriu as ramificações da quadrilha liderada por José dos Santos Lima, conhecido como Loló, no interior baiano e nos outros estados. Além das prisões, foram apreendidas seis motos, 15 kg de maconha, crack, celulares, armas, veículos e gado.

Em Ilhéus, o foco da ação está nos bairros Malhado, Conquista e Teotônio Vilella, mais atingidos pelo tráfico de drogas. De acordo com a delegada Denise Dias, chefe da PF em Ilhéus, uma boca de fumo foi desativada na Avenida Belmonte, no bairro Conquista, nesta manhã. A operação tem a participação de 200 homens da Polícia Federal (PF).
O superintendente Regional da PF na Bahia, José Maria Fonseca, disse que os presos foram enquadrados nos artigos 33 e 35 da lei 11.363, que trata dos crimes de tráfico de drogas e associação com tráfico. Também há possibilidade dos acusados responderem por crime de lavagem de dinheiro e ocultação de bens.
*Com redação de Paula Pitta | A TARDE On Line