As apreensões foram realizadas nas cidades de Boquira e Tanque Novo
A 29ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), realizada pela Polícia Rodoviária Federal da Bahia (PRF), apreendeu desde última quarta, 17, até a tarde desta quinta-feira, 18, um total de 271 animais silvestres, 35 galos de briga e cerca de 60 litros de agrotóxicos que estavam sendo vendidos em cidades que margeiam a Bacia do Paramirim.
Conforme os agentes da PRF, a equipe de fiscalização chegou aos locais de comercialização e abrigo irregular de animais silvestres, após ter tido acesso à uma série denúncias anônimas, que levaram os policiais às cidades de Boquira e Tanque Novo ( respectivamente, a 651 e 654 quilômetros de Salvador).
Em Boquira, a PRF apreendeu 50 cardeais, 15 coleiras, 23 azulões, 41 canários-da-terra, 35 papa-capins, 35 trinca-ferros, 12 pássaros-pretos, 16 sabiás, cinco maritacas, um pintassilgo, um cancão, dois papagaios, um caboclo, duas pegas, três assanhaços, dois sofrés, duas pombas-verdadeiras, dois periquitos, nove maria fitas, sete bigodes, três rolinhas, um pinta gol, dois papa-arroz e um saruê.
Na mesma cidade, ao averiguar uma denúncia de criação ilegal de pássaros silvestres, os agentes de fiscalização encontraram uma rinha com 35 galos de briga, sendo o responsável identificado e autuado por crime de maus tratos a animais domésticos.
Combate - Por meio de novas denúncias, a PRF seguiu para a cidade de Tanque, onde os agentes de fiscalização apreenderam mais 62,5 litros e 640g de agrotóxicos que estavam sendo comercializados irregularmente em dois estabelecimentos localizados na zona urbana do município. Os responsáveis pelos locais foram notificados pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).
A 29ª etapa da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) é realizada pela Polícia Rodoviária Federal, Ibama e Adab, sob a coordenação do Ministério Público da Bahia. A operação tem como pretensão combater a criação ilegal e o tráfico de animais silvestres, como também impedir a degradação ambiental na região da Bacia do Paramirim.